Pesquisar este blog

sexta-feira, 9 de setembro de 2011

Tabagismo


Hoje vou falar de um problema que atinge muitos brasileiros. No Brasil, estima-se que cerca de 200 mil mortes por ano são decorrentes do tabagismo. O que vale lembrar é que o vício do cigarro pode acarretar várias doenças tais como  bronquites, enfisema pulmonar, gastrites, doenças cardiovasculares e cânceres de boca, língua, pulmão, estômago, rim, próstata e etc.
A nicotina causa uma dependência química no organismo. Quando um cigarro é fumado, a nicotina atua como um estimulante, deixando a pessoa ativa. Logo ocorre uma vasoconstrição e ela passa a roubar o oxigênio do sangue e a glicose. Com essa perda a capacidade intelectual cai e o organismo requer outra dose de nicotina. Por esse motivo o fumante não fica somente no primeiro cigarro, ele fuma vários cigarros ao longo do dia devido a essa dependência química.
Todos esses motivos nos levam a crer que o cigarro só faz mal, e isso não é novidade para ninguém. Por isso, se você fuma, tome uma decisão na sua vida e acabe com esse vício  e tenha uma vida mais feliz e cheia de saúde. Se sentir incapaz de parar sozinho procure ajuda médica, mas tenha força de vontade e não desista.
Veja o vídeo acima.

Bibliografia: CORRÊA, Fabiane. Manual de saúde e alimentação: prevenindo doenças. 2.ed. Maringá: Ed. Da Autora. 2005

Nenhum comentário:

Postar um comentário